domingo, 23 de maio de 2010

O SENTIMENTO DE "IDENTIDADE BRASILEIRA" QUE A COPA DO MUNDO "CRIA" NO POVO!



Eu parei pra pensar com mais afinco sobre essa coisa de "identidade nacional" depois de ler um livro do José Carlos Reis, chamado: As identidades do Brasil 2. E então tracei um paralelo do que eu li, com a fase presente. É impressionante como a maioria de nós gosta de negar as origens, tem vergonha mesmo. O que vem de fora é sempre melhor, mais bonito, adequado. Mas, ao que parece, na época da copa isso muda. Todos nós, brasileiros, nos envolvemos de forma incomum. Em torno da TV nos encontramos para torcer e vibrar pelo jogadores
, depositamos nestes todas as esperanças e por quase um mês, isso se o Brasil for até a final, passamos a "pertencer" ao país, a ter ORGULHO mesmo! Sendo completamente contraditório aos 3 anos e meio anteriores.

Contudo, eu me pergunto: até que ponto isso é saudável?! Sim, porque da mesma forma que esse sentimento nos chega repentinamente, ele se vai. E aí, precisamos encarar a dura realidade: violência, desrespeito, negligência política, descaso da sociedade, e tantos outros problemas! É muito bom ver que podemos ser isso: "um só", nos unirmos e buscarmos um ideal em comum. Mas ao mesmo tempo é muito triste perceber que esse entusiasmo todo só acontece em época de "festas". Tomemos por outro exemplo o carnaval carioca, que parece ser a única comemoração que existe por aqui. Nosso lema é: " O país do Carnaval", um carnaval que prioriza a mulher brasileira , ou melhor, o "corpo" da mulher brasileira, melhor ainda, "a bunda" da mulher brasileira
. Não, eu não sou uma puritana que acha que mulheres devem ficar em casa se guardando pro seu homem, mas também não acredito que ser conhecido pelo país das "maiores nádegas" nos faça mais significante. Faça-me o favor! Tampouco acredito nessa politica do pão e circo que nos ofereceram e que querem que engulamos a todo custo. Quer torcer ? TORÇA! Quer vibrar ?! VIBRE! Sinta-se mesmo pertencente ao nosso BRASIL , seja um brasileiro.
Entretanto, quando a festa acabar trate de começar a pensar em algo que possa vislumbrar um futuro que além de comemorações traga mais educação, saúde e segurança para os "brasileirinhos" que estão e vem por ai.

2 comentários:

  1. Brazil, meu brazil brazileiro, meu mulato estrangeiro...

    ResponderExcluir
  2. É verdade Renata, o Brasil é um país que não merece nem sediar a copa pela falta de identidade. O que nos representa realmente são os índios mas esses estão sofrendo tanto preconceito que precisam se refugiar. O que somos nós então?? O país da prostituição?? Pois é só para isso que alguém do exterior vem gravar filmes no Brasil, para mostrar o lado das drogas, da prostituição e até do homossexualismo exacerbado. Eu fico indignado com essa vida estereotipada que vivemos, e muitas vezes consternado por ser um cidadão brasileiro que mesmo bradando em alta voz, dificilmente será ouvido pelas autoridades. Aqui fica a minha indignação para com nosso país "emergente", que só sai de dentro da água para a superfície da mesma, mas duvido que chegue em terra firme.

    ResponderExcluir